Estudo Dinâmico - parte 4
Capital de Giro
Quando o fluxo de caixa apresenta saldos negativos, a dita “exposição de caixa”, precisamos buscar e ajustar as receitas do projeto para reverterem essa situação. Algumas vezes não temos outro recurso senão de nos socorrermos com capital de giro e/ou de investidores ou, simplesmente, obtermos empréstimos nos bancos.
Indicadores de Análise dos Resultados
Conhecido como o estudo é impactado pelo custo de capital, estrutura de capital, e o capital de giro da empresa incorporadora, onde todos são questões importantes na analise do fluxo de caixa do projeto, pois interferem na decisão de aceita-lo ou rejeita-lo, podemos listar agora os 5 métodos-chave para analise dos projetos:
o PBD - payback descontado;
o VPL – valor presente liquido;
o TIR / MTIR – taxa interna de retorno;
o Exposição de caixa;
o IL – índice de lucratividade.
Formulamos a análise com os indicadores de viabilidade do estudo dinâmico. Montadas as receitas e as despesas na linha do tempo do fluxo de caixa, o estudo deverá apresentar indicadores de viabilidade estáticos e dinâmicos que, comparados aos índices de viabilidade estabelecidos pela empresa, vão permitir a eleição do melhor cenário de uma certa hipótese.
Melhor Cenário
Tanto o analista como o incorporador estão sempre na busca do melhor cenário = aquele que represente menor risco, com menor prazo de payback, com menor exposição de caixa, maiores VPL / IL e que apresente uma taxa de retorno MTIR / TER maior do que o custo de capital ou mais atraente, se comparada a taxa de oportunidade do incorporador para outros negócios, inclusive financeiro.
Alternativas de Cenários
São dois os cenários que impactam os estudos de viabilidade de empreendimentos e devem ser observados de forma distinta e cada qual com suas variáveis especificas:
Cenários Estruturais
Aqueles decorrentes de variáveis impostas pelo incorporador, fruto de suas pesquisas, pois serão múltiplas as alternativas que o analista poderá dispor, numa combinação de premissas com base nas variáveis mais relevantes.
Cenários Conjunturais
Aqueles cenários decorrentes de variáveis externas, algumas até imponderáveis, produzindo riscos e/ou incertezas, queda de confiança e perda de poder de compra dos consumidores, pois serão múltiplas as alternativas que o estudo poderá sofrer.
Quadro Gerencial Decisório
Concluído os estudos, a decisão será tomada sobre o quadro gerencial e decisório do projeto, reunindo as relevantes alternativas de cenário estudadas segundo critérios práticos.
Saiba mais, contate-nos !!!