top of page

MODELO DE NEGÓCIO

 

 

Do Livro referencia: Um modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura valor por parte de uma sociedade comercial, industrial ou prestadora de serviços. Assim podemos resumir em nove componentes básicos o que as organizações  pretendem para gerar valor, são eles: 1)segmento de clientes, 2)proposta de valor, 3)canais, 4)relacionamento, 5)fontes de receita, 6)recursos, 7)atividade chave, 8)parcerias e 9)estrutura de custo.

 

Da minha visão: O desenvolvimento imobiliário está estruturado sobre um modelo de negócio básico que controla um ou mais empreendimentos imobiliários, ou seja cada um se apresenta como um micro modelo,  decorrente  da grande variedade de produtos imobiliários, de diversos mercados e segmentos de clientes, seja pela natureza, tipologia, padrão de acabamento e conceito de uso e vida, combinados entre si, sejam eles imobiliários ou de base imobiliária, com parcerias de composição própria, com estruturas de custo diferenciadas, com receitas que decorrem de preços de venda e condições de pagamento para cada segmento e que evoluem, segundo os conceitos de precificação.

 

Assim justifico a expressão micro modelo, usada para cada novo empreendimento, com três razões determinantes:

 

a) cada um possui caracteristicas tão peculiares que o diferenciam dos demais. 

 

b) cada um poderá ser formatado em um negocio específico, refletido na estruturação imobiliária que exigirá ativos, projetos, recursos físicos, econômicos e financeiros, métodos construtivos, montagens jurídicas e financeiras, estratégias de venda e canais de marketing, próprios de cada segmento, oferecendo propostas de valor sutilmente diferentes em alguns casos.  

 

c) cada um certamente requererá um processo criativo que gere um grande numero de ideias, um processo de ideação a partir de diversos pontos de partida, os epicentros de inovação que considera os 9 componentes e as perguntas estratégicas, num movimento de geração e síntese. 

 

  • Proposta de valor – pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento de clientes específicos, resolvendo um problema ou necessidade do consumidor. Um conjunto de benefícios que uma empresa oferece aos clientes, seja uma oferta inovadora ou similares a outras já existentes, mas com características e atributos adicionais.

 

  • Ideação – concepção, construção, criação de produtos com inovação sem observar a concorrência já que inovar não é copiar ou comparar, mas criar novos mecanismos de criação de valor e receitas.

 

  • Livro referencia. MODEL GENERATION – Inovação em modelos de negócio / Alexander Osterwalder e Yves Pigneur / Editora Alta Books / 2011.

bottom of page